terça-feira, 30 de junho de 2020

Possessed - Exploration (1971 - 2006)


Tem histórias que são dignas de um best seller, carregadas de dramaticidade e que não está restrito apenas ao quesito musical, mas marcadas por algumas tragédias que impacta decisivamente a sua história, a sua trajetória musical e só as bandas obscuras e undergrounds nos proporciona esses momentos, alguns pitorescos, outros exóticos e alguns tristes, muito triste. É o caso da banda POSSESSED. 

Não se enganem essa não é a famosa banda de death metal norte americana formada no início da década de 1980, mas nascida na Inglaterra, em meados para o final dos anos 1960, mais precisamente em 1969. O Possessed era uma banda underground que flertava na cena blues e rock da região britânica de West Midlands e tinha na figura de Vernon Pereira, vocalista e guitarrista, o ponto central de sua história.


O indiano Vernon Pereira foi para a Inglaterra aos 15 anos de idade e integrou a Band of Joy, banda inglesa formada na região de West Bromwich, em 1965 e por vezes conhecia por Robert Plant and the Band of Joy  que abrigou, além de Plant, como também o baterista John Bonham, sendo esses que veriam formar o Led Zeppelin, mais tarde. 

Vernon, que era primo da esposa de Plant, chegou a tocar no Band of Joy por algum tempo quando conheceu Mick Reeves, baixista e também guitarrista que tinha tocado na banda SugarStack que tinha como vocalista Al Atkins e aí vem mais uma pitoresca curiosidade: Quando Reeves saiu da SugarStack, Atkins e os demais músicos que permaneceram decidiram reformular a banda, a começar pelo nome, mudando para simplesmente Judas Priest! Sim, o Judas Priest tão conhecido entre os headbangers!

 
Essa banda seria o embrião do Judas Priest. Vernon e Reeves tinham a intenção de formar um power trio, talvez devido a fama atingida pelo Cream, que tocava pesado e investia no blues rock e era essa a proposta que os músicos queriam para a nova banda. 

A propósito, Mick Reeves levara para a banda, que ainda não tinha sido formada, um novo instrumento da época, uma guitarra de dois braços, sendo que um dos braços era o baixo e o outro, a guitarra, então Reeves teria duas funções na nova banda, de baixista e guitarrista. E para formar o line up é convocado Phil Brittle, baterista, que também tinha tocado na Band of Joy e tinha absorvido todas as técnicas de bateria com o velho e eterno Bonham. Pronto, a banda estava formada!

Possessed

Começaram a ensaiar e compor algumas músicas para figurar no seu primeiro álbum. Mas era nos shows que a banda visava conquistar algum reconhecimento e reputação, eram nos shows que fluíam as ideias para as novas músicas. 

Em 1971 o álbum, que se chamaria “Exploration” estava prestes a ficar pronto e estava em negociações com o famoso selo Vertigo, para lançar o álbum, mas tiveram alguns problemas contratuais ou simplesmente não queriam lançar “Exploration”, não se sabe exatamente o motivo pelo qual o trabalho não ter sido lançado naquele ano, ficando na “geladeira”, engavetado.


Mas apesar dos reveses que impediram o lançamento de “Exploration” não ter sido lançado em 1971, a banda seguiu em frente, tentando driblar as dificuldades da falta de apoio da gravadora e continuou a fazer os seus shows, quando Brittle decidiu sair da banda, em 1972, sendo substituído por Chris Andrews. 

Junto a ele, entraram o baixista Stephen McLoughlin e o vocalista Terry Davies. Apesar das rotatividades de músicos a banda seguiu sua turnê quando o pior acontece, a maior das tragédias, em 1976. 

A banda estava voltando de um show quando a van onde estavam bateu violentamente de frente com um caminhão tanque cheio de gasolina, matando Vernon Pereira, de apenas 32 anos de idade e Mick Reeves de 27 anos, enquanto Andrews e McLoughlin ficaram gravemente feridos. 

Era o fim do Possessed de forma trágica e precoce. “Exploration” traz uma proposta sonora que vai do hard rock ao blues rock com passagens generosas de psych e rock progressivo. Eram as vertentes que estavam nascendo no início dos anos 1970 e que estavam começando a ficar em voga, um trabalho singular e eclético que vale a audiência e atenção de todos os audófilos de plantão. 

O álbum abre com “Darkness, Darkness” que começa com um riff pegajoso e marcante com solos mais simples e diretos, mas que traz um peso, uma música crua e direta com um bom trabalho vocal.

"Darkness, Darkness"

Segue com “The Love That You Gave” com uma levada mais funkeada, dançante, uma bateria marcada com um vocal mais gritado e de bom alcance e solos lisérgicos de guitarra. A faixa título, “Exploration” traz alguns riffs de guitarra mais radiofônicos, uma pegada mais comercial e simples, um pouco cadenciada e com ensaios a alternâncias rítmicas, mas é mais uma música direta e simples.

"The Love That You Gave"

“Climb The Wooden Hills” começa mais visceral e pesada com um riff de guitarra mais sujo e arrastado com um bom trabalho da “cozinha”, uma bateria pesada e um baixo mais pulsante, com um solo de guitarra lembrando um pouco o country. Uma faixa bem interessante!

"Climb the Wooden Hills"

“Dream” também começa pesadona, protagonizada pela guitarra suja e agressiva, um solo direto, curto e cru, bateria pesada e cheio de viradas de tirar o fôlego, essa é uma das melhoras faixas do álbum, sem sombra de dúvida. “All Night Long” é aquela música típica de um “rock de festa”, um hard rock dançante, malicioso, cadenciado e bem pesado graças a solos de guitarras mais solares e animados.

"Dream"

“Disheartened & Disillusioned” já começa com o destaque do baixo, mais marcado e pulsante com a bateria seguindo o ritmo e a guitarra dando o tom mais pesado. Essa faixa já traz um Possessed mais virtuoso, mas elaborado em suas harmonias e melodias, com uma tendência para o hard prog.

"Disheartened & Disillusioned"

“Thunder & Lightning” começa extremamente pesada, guitarras distorcidas e agressivas que, entre riffs e solos, capitaneiam um senhor petardo de hard rock, com uma pegada mais heavy, um heavy metal de vanguarda sem dúvida.

"Thunder & Lightning"

“Love 'Em & Leave 'Em” tira o pé do acelerador e entrega uma balada melódica e introspectiva com uma sinergia viajante entre vocal e um violão tocado delicadamente ao fundo e a bateria pulsando discretamente. Uma música mais contemplativa e melancólica, diria. “Exploration Pt. II” parecia seguir a mesma proposta da faixa anterior, soft, tranquila, ao som, meio folk, do violão e assim permanece até seu fim.

"Love 'Em & Leave 'Em"

Mas “Reminiscing” traz de volta o peso do álbum com riffs de guitarra meio bluesy, mas tocada com peso, com agressividade, com destaque, mais uma vez, do trabalho vocal e dos back vocals também.

"Reminiscinhg"

E fecha com “I See The Light” que já começa densa, ao estilo Black Sabbath: sujo, agressivo, com viradas rítmicas. Um hardão tipicamente setentista.

"I See the Light"

Trinta anos depois de ser gravado, “Exploration”, em 2001, as fitas masters com as músicas gravadas estavam nas mãos de Lee Dorian, vocalista do Napalm Death e Cathedral, que apresentou ao antigo integrante do Possessed, Phil Brittle, mas ainda não fora gravado oficialmente. 

Somente em 25 de setembro de 2006 o álbum foi lançado, a partir de tais fitas, trazendo, finalmente a luz o álbum “Exploration” do Possessed. O vocal pode não ser um primor mas me remete a um som de "rock de garagem" que muito aprecio e traz aquela falta de pretensão e um desleixo típico do estilo.

Apesar de tantos reveses, tragédias e mortes que esse álbum e banda sofreram, graças a abnegados e apreciadores da grande música esse álbum ganha vida celebrando e homenageando aos que se foram, de forma tão triste e precoce. Um álbum póstumo que traz à vida Vernon Pereira e Mick Reeves que tanto trabalharam para que esse momento acontecesse. Uma pérola mais do que recomendada.





A banda:

Vernon Pereira no vocal e guitarra
Mick Reeves no baixo e guitarra
Phil Brittle na bateria


Faixas:

1 – Darkness, Darkness
2 - The Love That You Gave
3 - Exploration
4 - Climb the Wooden Hills
5 - Dream
6 - All Night Long
7 - Disheartened & Disillusioned
8 - Thunder & Lightning
9 - Love 'Em & Leave 'Em
10 - Exploration Pt. II
11 - Reminiscing
12 - I See the Light



Possessed - "Exploration" (1971 - 2006)