segunda-feira, 4 de março de 2024

I Teoremi - I Teoremi (1972)

 

Me preocupa, em alguns momentos, fazer algumas análises das sonoridades das bandas que faço audição, pois temo que posso cair na malha fina e temível do estereótipo, do rótulo às bandas. O rock n’ roll é diverso, híbrido e assim se tornou especial e contestador, não tão somente nas mensagens de suas letras subversivas, mas também no aspecto sonoro.

Mas confesso não resistir entender determinadas vertentes sonoras, porque pode nos ajudar a entender o tempo e o motivo pelo qual algumas bandas decidiram edificar seu som.

E para direcionar um pouco o que estou dizendo, falemos um pouco, caríssimo leitor, da Itália. A Itália nos fornece um bom “caldo” sonoro, sobretudo, claro, nos anos 1970, onde além da enxurrada de bandas que havia, contava também, consequentemente, com uma diversidade de sons, até porque também aquela década gozava de um período prolífico não somente de bandas, mas de vertentes que nasciam diante de tantas experimentações.

E quando decidi fazer esse texto eu me coloquei em reflexão e refiz, mentalmente falando, a seguinte pergunta: Quais foram as primeiras bandas pesadas da Itália? E quando falo “refiz” é porque, evidente, ela povoa a minha mente a algum tempo, pois parece não se configurar em uma resposta.

Mensura anos, lançamentos, gravações de álbuns engavetados, histórias, tudo parece reforçar interrogações que teimam em prevalecer em nossas mentes e embora aparente desconforto, talvez fomente a predileção pela história que o rock n’ roll pode nos proporcionar.

A banda de hoje é especial porque é rara e por isso desponta pouco nas conversas e fóruns do estilo, mas é totalmente discutível a sua importância para o pioneirismo da música pesada italiana e mais ainda para o hard prog. Falo do I TEOREMI.

I Teoremi

Claro que quando falamos de hard rock italiano, não podemos esquecer do Il Rovescio della Medaglia, com o seu seminal “La Bibbia”, lançado em 1971, ou o grande Il Balletto di Bronzo, com o seu debut “Sirio 2222”, que nos remete ao Cream, entre tantos outros.

Mas o I Teoremi trouxe com seu único trabalho, lançado em 1972, autointitulado, algo mais calcado do hard prog e pode ser considerado como um dos primeiros trabalhos da Itália no estilo e que viria a se consolidar no mundo inteiro, em meados dos anos 1980, como “metal progressivo”.

E mesmo com esses predicados “I Teoremi” é um álbum pouquíssimo comentado, mencionado, sendo considerado como extremamente raro até mesmo em seu país natal, na Itália. Mas como aqui neste humilde e reles blog as obscuras sempre terão vez e suas histórias enaltecidas, mesmo diante de um retumbante fracasso comercial.

Para conhecermos a história do I Teoremi precisamos viajar no tempo para Roma no final da década de 1960. Após um período de shows em 1971, Tito Gallo, vocalista, Mario Schilirò, guitarrista, Aldo Bellanova, baixista, e Claudio Mastracci, bateria, entrariam em estúdio para gravar seus primeiros singles chamados “Sognare” e “Tutti Le Cose”, essa segunda um cover da música “With You There to Help Me”, do Jethro Tull, em uma roupagem mais revisitada. A banda estava acompanhada por uma banda chamada Il Numi, que também gravaria no mesmo estúdio o seu álbum “Alpha Ralpha Boulevard”.


"Sognare"

"Tutti Le Cose (With You There To)"

Mas em 1972 Gallo decide sair da banda, deixando-a sem vocalista. O I Teoremi foi em busca de um novo cantor e recrutou o napolitano Vincenzo Massetti, que já era conhecido no meio musical como “Lord Enzo” e que, pela alcunha, gozava de algum respeito e já era ativo na década de 1960 e participou do conhecido “Festival Degli Sconosciuti”, de Ariccia, em 1968.

A mudança, apesar de ser sempre difícil para uma banda, foi proveitosa, foi boa, porque a voz poderosa de Massetti se adaptou muito bem ao hard rock, ao hard prog da banda que lançaria, no mesmo ano da entrada de “Lord Enzo” o seu primeiro e único álbum por um pequeno selo chamado “Polaris”, meses depois de efetuarem a troca, isso no final de 1971, sendo lançado na primavera de 1972.

A contribuição de Massetti foi enorme para a mudança de rumo da sonoridade do I Teoremi no seu primeiro álbum e comparação, claro, com o que lançou um ano antes com os seus singles. Nos seus singles de 1971, também lançados pelo selo “Polaris”, aquela pegada psicodélica deu lugar a uma atmosfera pesada e progressiva, modernizando o som da banda e a colocando em um período em que o prog e o hard estava em voga, lá pelo ano de 1972.

Então a formação responsável por conceber “I Teoremi” trouxe Vincenzo Massetti (“Lord Enzo”) nos vocais, Mario Schilirò na guitarra, Aldo Bellanova no baixo, Claudio Mastracci na bateria e essa banda, além de ser gravada e lançada pela “Polaris”, trouxe também certo otimismo incontido por esta pequena gravadora que, nos encartes internos do disco, podia se ler “Caras realmente preparadas e instrumentistas excepcionais”. Essa frase se confirma, eram grandes músicos, mas a sorte não lhe foi justa, não tendo um prosseguimento.

E infelizmente a sua obscuridade revela o vilipêndio que a banda sofreu à época do lançamento de seu álbum, relegando esse trabalho a um miserável fracasso comercial, ainda que o seu conteúdo fosse mais digno de importância, de pioneirismo, mas foi condenado pelo ostracismo da indústria e dos fãs cegos. Teve apenas um relato lisonjeiro de Enzo Cafarilli sobre “Ciao 2001”, onde disse que o I Teoremi trouxe um hard caótico com atmosferas mais desafiadoras com uma técnica individual e de grupo incomum, oferecendo um álbum globalmente inteligente e aceitável.

E é exatamente dessa forma que temos de encarar “I Teoremi”: elementos pesados do rock progressivo, com viés exultante do hard rock com a guitarra e o baixo distorcidos de onde emerge a invejável técnica dos seus músicos. Uma sonoridade vigorosa, mas com muita estruturação, complexidade, o que se diferia das bandas pesadas italianas daquela época, o que faz desse álbum extremamente importante, apesar de raro, fugindo um pouco das “suítes” e de músicas-conceito típicas do prog rock que imperava na Itália no início dos anos 1970.

Além do ostracismo que a banda sofreu, o álbum foi esmaecido por uma mixagem que não estava à altura e isso, infelizmente, se revela perceptível, mas que de forma alguma acabou gerando um efeito reverso, mostrando um resultado final mais orgânico e analisando por esse prisma claro que é muito interessante. E essa dose de espontaneidade fez com que o I Teoremi atinja o status de uma banda de identidade própria.

Mas nada disso fez com que a banda decolasse no que diz respeito ao aspecto comercial e as tiragens modestas e a promoção pouco incisiva, fizeram de “I Teoremi” cair no mais total anonimato profundo.

O álbum é inaugurado pela faixa “Impressione” que, no auge dos seus sete minutos de duração, apresenta mudanças rítmicas interessantes, revelando-se avassaladora em sua dinâmica, com riffs e solos de guitarra poderosos, vocais rasgados e de grande alcance, faz dessa música um clássico e típico hard prog de estourar com os tímpanos dos mais sensíveis.

"Impressione"

“Mare Della Tranquillità” é a faixa óbvia de destaque para os que apreciam a música progressiva, no alto de seus nove minutos de duração e repleta de riffs. Ela é aventureira e a única que traz teclado, com momentos entre calmaria e frenesi nas teclas e uma incrível sinergia na “cozinha”, na seção rítmica, fornecem a base necessária para a guitarra despontar com solos longos e de tirar o fôlego. No meio do caminho ainda temos solo de bateria que mostra a destreza instrumental de seus músicos.

"Mare Della Tranquillità"

“Passi da Gigante” é mais um som cru, direto e despretensioso e vocais mais ásperos também, mas rivaliza com momentos mais calmos e assim vai alternando, mostrando um pouco da veia progressiva com essa dinâmica rítmica.

"Passi da Gigante"

“Nuvola Che Copri Il Sole” começa com muita calma, lenta e até um tanto quanto sombria, então os vocais mais dramáticos entram a medida que o som fica mais encorpado, cheio. Quando os vocais saem a guitarra ganha destaque, com riffs e solos avassaladores.

"Nuvola Che Copri Il Sole"

Segue com “Qualcosa D'Irreale” que se mostra poderosa, abrindo com a guitarra, tendo a textura ritmada do baixo e bateria, entrando logo o vocal limpo, mas poderoso. Mas apesar da música ser intensa se mostra contida, soturna as vezes.

"Qualcosa D'Irreale"

“Il Dialogo di Un Pazzo” é uma faixa instrumental e traz a proposta vigente do álbum, poderosa, cheia de candências e que varia do hard rock e pegadas mais progressivas.

"Il Dialogo di Un Pazzo"

E fecha com a faixa “A Chi Non Sarà Più” tem uma bela introdução de bateria e entra em ação rápida com um potente hard rock, é cru e pesada, mas as alternâncias rítmicas também se impõem e segundo minuto se acalma e em meio a solos de guitarra, logo volta ao peso inaugural.

"A Chi Non Sarà Più"

O pouco apoio da gravadora, pequena e sem recursos para uma divulgação do álbum do I teoremi e o consequente esquecimento fez com a banda finalizasse as suas atividades ainda em 1972, ano do lançamento do álbum. Mas felizmente apesar do precoce fim os músicos conseguiram dar prosseguimento em suas carreiras musicais, com algum sucesso, inclusive.

Aldo Bellanova tocaria, por um curto período, com a banda Il Punto, depois formou o Samadhi e um trio de pop rock chamado Cliché, que somente lançou um single e LP em 1981, juntamente com seu ex-colega de I Teoremi, Claudio Mastracci, além do guitarrista Franco Ventura, falecendo em 2013. Vincenzo Massetti, o “Lord Enzo”, teve, entre os músicos, maior sucesso, encontrando fortuna na Tailândia, construindo uma sólida carreira solo como cantor melódico.

Mastracci, além de ter formado o Clichê, junto com Bellanova colaboraria com Rettore e Sergio Caputo, participando em programas de TV, com orquestras e lecionando bateria, enquanto Mario Schilirò tocaria com vários artistas dos mais variados estilos, entre eles Antonello Venditti, Baglioni, Ccciante e até mesmo Zucchero.

“I Teoremi” foi relançado três vezes: o primeiro pelo selo “Vinyl Maagic”, que também lançou em CD, em uma prensagem numerada de apenas 300 cópias. Uma nova reedição foi do selo “Akarma”, adicionando as faixas dos singles do LP. Em 2011 o álbum foi reeditado novamente pela AMS com a mesma capa em uma prensagem limitada de 300 cópias. As reedições do Akarma, em CD e LP, têm as faixas dos dois lados originais na ordem inversa em comparação com as outras versões.

Longe de ser os típicos álbuns sinfônicos da Itália que, em profusão, surgiram em 1972, o trabalho do I Teoremi está em estado bruto, é orgânico, embora apresente complexidade conferido pelo rock progressivo. Um clássico raro e obscuro que ainda assim instaura na Itália o hard prog com maestria.





A banda:

Aldo Bellanova no baixo

Mario Schilirò na guitarra

Claudio Mastracci na bateria

Vincenzo Massetti (Lord Enzo) nos vocais

 

Faixas:

1 - Impressione

2 - Mare della Tranquillità

3 - Passi da Gigante

4 - Nuvola Che Copri Il Sole

5 - Qualcosa D'Irreale

6 - Il Dialogo Di Un Pazzo

7 - A Chi Non Sarà Più 



"Il Teoremi" (1972)