sábado, 18 de julho de 2020

Steamy Frogs - Labirinto Mental (2019)


A cena progressiva e psicodélica no Brasil é dotada de heróis. Heróis? Talvez essa não seja a palavra que define os músicos, bandas e público que compuseram e que, ainda hoje, compõe esse movimento, os chamaria de abnegados, verdadeiros desbravadores de uma música que ainda detém um caráter contracultural, embora alguns conceitos e percepções tenham assumido novas “roupagens”, mas a essência marginal, contra o status quo, o impacto estético e a liberdade criativa continuam permeando os pilares das bandas que, com muita dificuldade, surgem e tentam, com galhardia, perpetuar a cena nos dias contemporâneos, tão pasteurizados e perecíveis. Mas não se enganem que nos longínquos anos 1960 e 1970 era diferente. Nunca! Pelo contrário! A precariedade e o pouco suporte estrutural e de disseminação da música era notório. As poucas bandas que conseguiram, aos trancos e barrancos, lançar material, mesmo que com a baixa qualidade, podem ser consideradas como privilegiadas, levando-se em consideração que muitas e muitas bandas não vingaram e morreram sem sequer ver a luz ou ter uma história discográfica. Mas há de se ter, como disse, galhardia, determinação e ser movido pela força motriz da música. Sim! A persistência tendo a música como norte, como caminho e crença para seguir mesmo que em tempos bicudos. E hoje, apesar das dificuldades ainda evidentes e latentes, uma horda de grandes bandas tem trazido um novo frescor a cena psicodélica e progressiva, um novo oxigênio tem trazido vida nova e uma perspectiva de longevidade e qualidade à cena e eu falo do Brasil, caros amigos leitores, não apenas dos grandes polos do rock n’ roll universal.  E apesar de não ter apoio das mídias de massa, os abnegados fãs, músicos e donos de selos undergrounds se juntam em uma epopeia com o intuito de disseminar e multiplicar a boa música alternativa e livre de amarras e, graças algumas ferramentas dos novos tempos da forma de se comunicar, como as redes sociais, por exemplo, ecoam de lugares inusitados, bandas de mais puro garbo sonoro, enaltecendo a história dos pioneiros desbravadores. E da terra do carimbó, da guitarrada e lambada, surgiu, em 2015, uma banda que sintetiza, com uma qualidade sonora incrível, a efervescência cultural paraense, chamada Steamy Frogs.

Steamy Frogs

O Steamy Frogs que, na tradução livre, significa “sapos fumegantes” foi formada tendo como cerne musical o rock psicodélico, o roco progressivo e o rock psych, mas com o “tempero amazônico”, a veia regional, folclórica, falando de temas inerentes à cultura brasileira e de temas sobrenaturais como a morte, por exemplo e questões sociais e comportamentais humanos. O Steamy Frogs é um exemplo claro e bem definido de que o rock regional, que pautou as grandes bandas do estilo na década de 1970, como O Terço, Terreno Baldio, entre outras, mas com uma roupagem contemporânea com uma levada mais “world music”, as novas facetas da música que tem o pé no passado, com a essência de sua criatividade sonora. E esse som aflora na estética, a banda com vestimentas típicas, com a cara pintada, mostrando o Brasil nas suas mais belas nuances culturais. E por falar na banda, a mesma é formada por Lucas Castanha no vocal e guitarra, Olavo Nascimento na guitarra e backing vocal, Felipe Mendes no teclado, Tiago Ribeiro no baixo, Walber Moraes no saxofone e Leandro Sena na bateria.


Como qualquer banda do estilo no Brasil demorou um pouco, desde a sua fundação para lançar um material, até que, finalmente em 2017 lançou seu primeiro single chamado “Levantei”, gravado e produzido por Andro Baudelaire e em outubro do mesmo ano lança “Trubal” gravada por Daniel Avelar e produzida pela banda. Mas músicas como “A Ponte” foi um das primeiras a ser compostas pela banda, ainda em 2015, já delineando a sua proposta sonora, de forma evidente, com muito rock psicodélico e progressivo com um viés tipicamente regional, com levadas latinas, inclusive. Mas foi em 2018 que a banda deu um passo importante na sua história lançando o EP chamado “Kambô”, com o incondicional apoio de Daniel Avelar, Thiago Albuquerque e Henrique Maia. Este EP teve a parceria com o selo Abbey Monsters e a distribuição digital feita pela AmpliCriativa. A formação da banda, responsável pela criação de “Kambô”, tinha: Lucas Castanha no vocal, violão e guitarra, Olavo Nascimento na guitarra, backing vocal, Felipe Mendes no sintetizador e efeitos, Tiago ribeiro no baixo e Lucas Armstrong na bateria. Conta com três faixas: “Sapiens”, “Indecisão da Odisséia Paradoxal Interestelar” e “Denis D'or” e trás o psicodélico e progressivo como carro chefe, mas o rock regional e o folclore amazônico estão presentes neste trabalho.

Steamy Frogs - "Kambô" (2018)

O Steamy Frogs começou a ganhar alguma notoriedade em suas apresentações ao vivo em festivais e grandes casas de shows de Belém, no Pará como: “Capitão Poço”, “Castanhal”, “Cojituba”, “Apoena”, entre outras. Participou do Participou do “Woodstock Old & New Festival 2016” no Insano Marina Club, do CCAA Fest 2016 e 2018, do Programa Protótipo da TV Cultura, da 10ª edição do Rock Rio Guamá e do “Psica Festival” 2018. A banda estava ganhando corpo, experiência de palco e muita rodagem, até que em 2019 o grande momento para a banda finalmente surgiu: o tão esperado lançamento de um novo álbum. Nascia o “Labirinto Mental”, alvo de minha resenha. E aqui, antes de falar do conceito do álbum, bem como de cada faixa que o compõe, não posso deixar de falar das minhas impressões iniciais, quando botei o “play” e comecei a ouvir “Labirinto Mental”. Nossa! Foi como um catarse, um arrebatamento sonoro! Uma sonoridade psicodélica, lisérgica, que me transportou para os anos 1960 e 1970, a complexidade progressiva vem encorpando o trabalho também, com uma grande excelência instrumental, uma sinergia sonora, vocais fantásticos, um som viajante e que retrata, com fidelidade, os sons brasileiros na sua mais perfeita harmonia e melodia. “Labirinto Mental”, lançado pelo selo “Urtiga”, traz um momento de amadurecimento sonoro da banda, em relação ao seu antecessor EP, entregando ao ouvinte uma miscelânea sonora calcada no prog rock, rock psych, world music e música regional do Brasil. O conceito do álbum conta a trajetória de um índio da tribo Kaxinawá Hylidae, que para resolver os seus problemas psicológicos trata-se com um ritual proposto pelo xamã, com o qual conhece o veneno do sapo Kambô. Hylidae, após a busca pela sua cura, começa a vivenciar experiências correlatas na tribo concreta e no ambiente espiritual. Ele enfrenta uma guerra nos dois universos: no físico, como pessoa; e como sapo no espaço incorpóreo. E após a vitória do seu povo luta pela reconstrução da sua tribo. Certamente uma continuação do EP “Kambô”, mostrando a veia progressiva da banda. O álbum começa com “Labirinto” com um envolvente saxofone viajante me remetendo a bandas como King Crimson e uma pegada meio sinfônica, com um vocal melódico, dramático. Uma faixa bem moderna e solar. A música fala da força da imaginação das crianças e as suas descobertas.

Steamy Frogs - "Labirinto"

“Bicho Solto” já inicia pesada com riffs de guitarra bem elaborados, mas com um balanço meio “new wave”, um som meio dançante, animada, com uma “cozinha” bem afiada, bateria bem marcada e um baixo bem ritmado e pulsante. A faixa fala do ritmo de vida da juventude.

Steamy Frogs - "Bicho Solto", Performance Outros Nativos

E eis que surge “A Ponte”, com um som mais experimental, com dedilhados de guitarra mais lisérgicos, ruídos que nos remete a um space rock à la Hawkwind e Pink Floyd de seus primórdios sessentistas. Traz uma balada meio introspectiva no início, mas que logo irrompe em um hard rock progressivo com solos curtos e diretos de guitarra e vocais melancólicos, fechando com um solo mais complexo, entregando uma veia mais hard, mais pesada. A música fala da morte, não como o fim, mas como uma passagem, talvez o início de uma viagem.

Steamy Frogs - "A Ponte"

“Terminal” traz experimentações minimalistas ao estilo krautrock alemão para dar passagem a faixa “Levantei” que curiosamente me fez lembrar a “new wave” da década de 1980 com um progressivo sinfônico com o destaque, claro, para os teclados e um vocal mais rasgado e imponente, com um bom alcance. “Terminal” traz a tensão e a ansiedade já a faixa “Levantei” o sentimento de aceitação.

Steamy Frogs - "Levantei"

“Era Cinza” abre com um baixo mais pulsante, um groove interessante, mas ainda com o viés oitentista da “new wave” britânica, com destaque, mais uma vez para os teclados, com riffs de guitarra que confere, em alguns momentos, peso à música. A música fala das incertezas do futuro e da vida e como podemos, como seres humanos, melhorar o todo ao nosso redor.

Steamy Frogs - "Era Cinza", ao vivo no Rock Rio Guamá

A instrumental “Trubal” tem um pé no psicodélico e algumas “nuances” de stoner prog, com claras influências de bandas como Camel, por exemplo, repletos de alternâncias rítmicas, entregando o que há de melhor da banda: seus dotes instrumentais, uma simbiose perfeita entre seus instrumentistas. A faixa mostra a percepção futurista do mundo e a reconstrução do planeta após a guerra.

Steamy Frogs - "Trubal" ao vivo no Woodstock Old & New Festival (2016)

E fecha com a faixa “As Portas” que mescla o progressivo, hard rock e o psicodélico. Essa faixa retrata o que é o álbum na sua gênese. Harmonia e melodia em evidência, viradas rítmicas em profusão, guitarras distorcidas e saxofone frenético torna a música mais poderosa e ameaçadora. A faixa fala das diversas opções que a vida nos oferece. Fantástica música para fechar esse igualmente fantástico álbum.

Steamy Frogs - "As Portas", ao vivo no Espaço Cultural Apoena (2019)

“Labirinto Mental” teve seus arranjos feitos entre 2017 e 2018, mostrando o cuidado e todo o sentimento de perfeccionismo do Steamy Frogs que certamente ostentava um desejo de criar um trabalho calcado no rock progressivo e rock psicodélico, mostrando uma simbiose entre as vertentes, tendo também, no processo criativo, de composição, a participação coletiva de cada integrante, mostrando sinergia também nesse aspecto. Quatro meses após o lançamento de “Labirinto Mental” o Steamy Frogs lançou o EP “Os Cutacas”, idealizado e produzido pelo guitarrista Olavo Nascimento que é formado em música pela Universidade Federal do Pará e dá aula de musicalização e instrumentos para crianças, entre 7 a 11 anos de idade, há cerca de um ano, mostrando que a música é sinônimo de transformação pessoal e social. Pois é, vejo que além do “Labirinto Mental”, o trabalho social da banda também produzirá um legado para a música de que tanto amamos e que, a duras penas, e graças a abnegados como o Steamy Frogs e toda uma cena, permanece. Tudo em prol da música tão somente.


A banda:

Lucas Castanha no vocal e guitarra
Olavo Nascimento na guitarra e backing vocal
Felipe Mendes nos teclados
Tiago Ribeiro no baixo
Walber Moraes no saxofone
Leandro Sena na bateria

Faixas:

1 - Labirinto
2 - Bicho Solto
3 - A Ponte
4 - Terminal
5 - Levantei
6 - Era Cinza               
7 - Trubal
8 - As Portas


Steamy Frogs - "Labirinto Mental" ao vivo no Teatro Experimental Waldemar Henrique, Pará (2019)