sábado, 25 de dezembro de 2021

Guru Guru - Hinten (1971)

 


Meus amigos, hoje eu estou em um clima mais hard, mais fiquem calmos, estou em um clima mais hard e progressivo também e desde já falarei de uma banda seminal, poderosa e se não foi pioneira do hard progressivo, foi àquela banda que aperfeiçoou o subgênero, sem sombra de dúvida. Falo do grande GURU GURU e de seu freak, louco e poderosíssimo álbum “Hinten" e sua capa no mínimo inusitada, de 1971. 


Guru Guru sem dúvida foi uma banda inovadora e apesar de ter bebido da fonte do krautrock, um filho da cena, foi além do kraut e inseriu mais peso ao seu som, aliado ao rock progressivo com muita jam sectionO miolo do Guru Guru viria com a reunião de dois amigos, o baterista Mani Neumeier e o baixista Uli Trepte que se conheceram em 1963 e se juntaram a uma banda de jazz que se chamava Irene Schweizer Trio, da pianista suíça Irene Schweizer.


Irene Schweizer Trio com o álbum "Jazz Meets India" (1967)

Em 1968 quando Irene seguiu seu próprio caminho e o Trepte mudou para o baixo o “Guru Guru Groove” foi formado calcado nas experimentações e improvisações jazzísticas que aprenderam no passado com a banda da pianista suíça Irene Schweizer mais o vigor e o peso do rock n’ roll e algumas pirotecnias oriundo da energia do baterista Mani e o talento de Tepte.

Com o conceito formatado e algumas mudanças na formação eles se juntaram ao ex-guitarrista do Agitation Free, Ax Genrich e definiram que essa era a formação ideal para um tipo de apresentação ao vivo pautado na energia no palco e que Genrich correspondia plenamente e o nome da banda foi encurtado para Guru Guru.

Guru Guru

Seu primeiro contrato com uma gravadora já, claro, com o intuito de registrar o seu primeiro trabalho foi com a gravadora "Ohr" que à época era conhecida por recrutar bandas e músicos com uma sonoridade de vanguarda, entrando aí a cena krautrock.

E foi assim que surgiu o debut do Guru Guru chamado “UFO”, de 1970. O nome do álbum é uma clara alusão a sonoridade incomum da banda que trazia uma sonoridade selvagem, forte, eloquente, calcada na guitarra com efeitos eletrônicos arrojados, como pedais de wah wah, tendo a psicodelia como ponto forte e um hard rock intenso para a época, além da inventividade de Neumeier e do baixista Trepte, além de Ax Genrich, adicionado a banda para tocar guitarra.

"UFO" (1970)

As apresentações ao vivo eram intensas e indulgentes, beirando a agressividade, a potência e a energia de seus integrantes e tido como uma aberração até mesmo entre os colegas de outras bandas, aguçavam as manifestações políticas e filosóficas, botando, ainda mais, lenha na fogueira. Os músicos faziam parte da União Socialista Alemã de Estudantes e fizeram muitos shows nas universidades, divulgando bem “UFO”.

E diante desses vários shows em universidades, em faculdades e também em eventos estudantis, o álbum do Guru Guru, o “UFO”, alçou voos, com o perdão da analogia, ganhando alguma credibilidade e visibilidade. Esse reconhecimento se deu com um convite que a banda recebeu para tocar no 3º Pop & Blues Festival de Gruga-Halle, realizado em Essen, na Alemanha, entre os dias 22 e 25 de outubro de 1970. O Guru Guru tocaria no último dia do festival, 25 de outubro.


Festival de Essen, Alemanha (1970)

Certamente esse foi o primeiro e mais representativo show do jovem Guru Guru e que traria muita publicidade para os meninos da banda que tocaria nada menos com bandas do naipe de Taste, Fotheringay, East Of Eden e Tyrannosaurus Rex no palco principal, no mesmo dia, mas não no mesmo palco, mas tocaria, em um palco pequeno lateral, com as bandas alemãs como Frumpy, Embryo. Já era muito! 

E essa apresentação teve um registro e que foi lançada apenas em 2003, pela abnegada gravadora Garden of Delights, com o título de “Guru Guru – Live at Essen 1970”, cuja resenha pode ser lida aqui.

A banda voltaria para o estúdio para gravar "Hinten", em 1971. A banda neste álbum esteve certamente em seu auge criativo, um total desprendimento do mainstream que só restringe o músico e as bandas, dando asas a criatividade, sendo despretensioso em sua sonoridade. 

O álbum é o suprassumo do peso, da distorção, da viagem progressiva, uma referência do estilo, mas que, por outro lado, não atingiu a credibilidade que merecia. É referência, mesmo desconhecido, pelo fato de poucos abnegados e apreciadores do prog obscuro conhecerem este e a toda a discografia do Guru Guru e divulgarem a obra, a obra vive por causa dessas pessoas, o fã torna a obra uma referência.

“Hinten” teve como engenheiro de som o ícone do kraut Conrad Plank além de ser produzido pela própria banda, mostrando já, mesmo que no início de sua carreira, a diretriz musical que determinara para a sua história. A banda em “Hinten” era formado por: Ax Genrich na guitarra e vocal, Uli Trepte no baixo e vocal e Mani Neumeier na bateria e vocal.

Guru Guru em 1971

Conny Plank

Um power trio que fez desse álbum um petardo instrumental. Ele começa com a faixa “Electric Junk” uma porrada ao estilo Hendrix de ser, com levadas de jazz fusion e pitadas de space rock, um som apocalíptico de respeito.

"Electric Junk" 

Segue com mais um petardo com “The Meaning Of Meaning” com destaque para a bateria de Mani e os riffs e solos de guitarra de Ax Genrich. É desolador, uma pancada sonora digna de abalar qualquer estrutura certinha e enfadonha da música pop. 

"The Meaning of Meaning"

Continua com a excelente e divertida “Bo Diddley” com uma pegada mais hard do que progressiva, arrebentando tudo que vê pela frente. E fecha com “Space Ship” com uma tendência mais para o hard e space rock, mas sem a adição de sintetizador ou teclado, a sonoridade sideral é extraída da guitarra de Ax, um verdadeiro primor, um talento, uma criatividade exacerbada que mostra uma banda livre para criar, a liberdade criativa do Guru Guru fez da banda, uma das mais conhecidas da Alemanha em sua geração.

"Bo Diddley

“Hinten” é um clássico do hard prog, uma pérola que serviu de influência para bandas como Rush que é tão clássica quanto o Guru Guru e as mais atuais como Earthless por exemplo. Que bom ouvir e ver um pouco do Guru Guru nascer e viver em outras bandas. Bandas como Guru Guru e discos como “Hinten” dignificam e perpetuam o rock progressivo.



A banda:

Ax Genrich na guitarra e vocal

Uli Trepte no baixo e vocal

Mani Neumeier na bateria e vocal


Faixas:

1 - Electric Junk

2 - The Meaning Of Meaning

3 - Bo Diddley

4 - Space Ship