domingo, 27 de setembro de 2020

Icecross - Icecross (1973)

 

A Islândia é um país pequeno que fica no norte da Europa. Frio, vulcânico, para muitos não tem bandas de rock n’ roll, não tem música, não há uma cena. Não está no rol dos grandes países que “produzem” grandes bandas de rock. 

Tem a cantora, compositora, atriz e produtora “exótica” Björk, que ganhou proeminência e visibilidade no mundo da música, sendo o único “produto” de exportação que a Islândia entregou. Ah senhores leitores não é tanto assim. Admitamos que a Islândia não esteja no rol dos grandes países que tem grandes bandas e uma proeminente cena, mas há uma, pouco conhecida sim, obscura, rara para alguns e que, graças às redes sociais e o abnegado trabalho de fãs que divulgaram seu único álbum lançado no longínquo ano de 1973 a banda ganhou alguma visibilidade mostrando que a gélida Islândia produzia música pesada e quente. Falo do Icecross. 

Três garotos desbravadores que foram responsáveis pelo “big bang” do rock islandês que, na escuridão do nada, fez eclodir, explodir uma música que não existia naquele pequenino país que, em meados da década de 1970, não era sequer um país conhecido no Velho Mundo. 

Então vamos aos nomes dos vanguardistas do rock n’ roll islandês: Axel Einarsson na guitarra e vocal, Ásgeir Óskarsson na bateria e Ómar Óskarsson no baixo. Um super power trio que estava nascendo. O baterista Ásgeir e o baixista Ómar não eram parentes, apesar do sobrenome igual, mas apenas filhos de dois homens de nome cristão: “Óskar”, onde para um menino é “Óskarsson” e uma menina “Óskarsdottir”, filha de Óskar.

Icecross

O Icecross foi formado em 1972 e quem a criou foi o guitarrista Axel e o baterista Ásgeir que, por sua vez, convidou o baixista Ómar, isso em um dia chuvoso no início do ano de 1972. Todos eles já tinham uma relativa experiência na música e já haviam tocado em um punhado de bandas que compunha a cena islandesa, então já se conheciam nesse circuito. 

E quando se juntaram colocaram como objetivo fazer música autoral, a sua própria música, a música que queria fazer, sem amarras. Na época era difícil prosperar em um país pequeno e pouco conhecido como a Islândia sem tocar músicas de bandas famosas como The Beatles e The Rolling Stones ou aquelas músicas comerciais e palatáveis, músicas radiofônicas mesmo, mas aceitaram o desafio, estavam dispostos a tentar. 

Então começaram a tocar, a ensaiar de forma até exaustiva para edificar o seu som, criar uma identidade juntos. Eram jovens, mas tinham disposição e algum talento para criar o DNA da nova banda. Naquela época Ámundi Ámundason, um agente local, que arranjava trabalho e lugares para algumas bandas tocar, conseguiu descolar alguns lugares, apesar de pequenos e sem estrutura nenhuma, para o Icecross também tocar. Era o início de tudo.

Um dos primeiros locais que o Icecross tocou na Islândia foi nas Ilhas Westmann ou na pronúncia em islandês, Vestmannaeyjar, um pequeno arquipélago ou município na costa sul da Islândia. Ámundi, para garantir que alguém aparecesse para ver o Icecross tocar, curiosamente mandava uma stripper, mas, depois de algumas satisfatórias apresentações a banda começou a conquistar alguns fãs que, a cada show, começou inclusive a pedir algumas músicas. 

Mas a banda observou que se continuasse na Islândia não iria sair dessa situação, de tocar em pequenos clubes, em boates sem estrutura e com um público ainda um pouco indiferente aquele som um tanto quanto revolucionário e pesado para a época. 

Então decidiu arrumar as malas e levar junto os seus sonhos de fama, dinheiro e reconhecimento na bagagem para a cidade grande de Copenhagen, na Dinamarca. E foram com a cara e a coragem, sem pestanejar. A banda viajou da Islândia para a Dinamarca com um velho carro, o "Dodge Weapon Cariol", um velho veículo militar do Exército dos Estados Unidos, correndo todos os riscos que o sonho pode oferecer.

Icecross e a seu velho "Dodge Weapon Cariol"

Quando chegaram em Copenhagen, no outono de 1972, se instalaram em um em distrito verde chamado Christiania que é conhecida por permitir a venda da maconha e também por ser muito arborizada, um lugar alternativo com lojinhas de artesanato, restaurantes orgânicos etc. 

Logo perceberam que era o lugar ideal para as suas posturas hippies, de liberdade, de um mundo melhor, de paz, primordialmente. Logo descobriram um clube chamado pelo sugestivo nome de “Clube Revolution” para tocar. 

Era o lugar ideal! Um lugar que acreditavam poder chamar a atenção do público para a sua música igualmente revolucionária e nova. E tão logo começaram a tocar já chamaram a atenção, deixando os jovens, ávidos por subversão, boquiabertos. 

E o mais legal é que, quando o Icecross terminava de tocar, se misturavam ao público para beber umas cervejas e aproveitar para fazer a divulgação da banda e do que eles se propunham a fazer com a sua música, além, é claro de fumar uns cigarros, afinal, eram tempos de drogas e rock n’ roll, eram todos jovens! 

Após vários shows, estavam muito afinados, em plena sinergia e o próximo passo era gravar um álbum, precisavam registrar esse momento! Não tinham grana para sequer alugar o estúdio por um dia sequer para concretizar esse sonho. Contaram com a ajuda financeira de alguns amigos para financiar a gravação. 

Então, quando conseguiram levantar o dinheiro, entraram no Rosenberg Studio, em Copenhagen, para o tão sonhado momento de gravar um trabalho autoral e com o engenheiro de som Tommy Seebach, que tocou inclusive teclado em algumas faixas, ajudou os meninos do Icecross gravar “Icecross”, em 1973.

Foram prensadas apenas 1.000 cópias do álbum e vendidos exclusivamente na Islândia, por isso atualmente esse disco é muito valorizado entre colecionadores pelo fato de ser extremamente raro, sendo muito caro, se encontrado em suas várias versões ou relançamentos. 

Mas a realidade é que a banda, apesar de buscar fama e reconhecimento pelo seu trabalho, viajou para um país desconhecido, e decidiram mesmo conquistar seu espaço e voltar para a sua terra natal, a Islândia, mas nem tudo é um mar de rosas, os sonhos não foram realizados, mas pelo menos construíram um único, mas poderoso álbum do mais puro e genuíno hard rock típico dos anos 1970. 

E assim é o álbum: pesado, puro e simples! Um hard rock com uma atmosfera sombria, dark, bem obscura, um álbum que pode ser mensurado pelo propósito mais verdadeiro do que esses jovens islandeses queriam fazer desde o início da formação da banda: algo autoral, poderoso, deixando fluir o que eles amavam, a sua criatividade em estado bruto. 

Então vamos ao álbum! Começa com “Solution” que já mostra o cartão de visitas da banda: bateria poderosa, esmurrada, mas com alguma virtuosidade, solos gritantes e rasgados de guitarra e um baixão pulsante, até que entra o vocal melódico e limpo, um som pesado e bem executado com a guitarra e a bateria no auge do poder. 

"Solution"

“A Sad Man's Story” tira um pouco o pé do freio. Uma balada meio melancólica, meio psicodélica, quase acústica, o piano delicadamente tocado, uma faixa viajante e linda, mostrando que a banda é extremamente versátil, que vai do peso as baladas em um estalar de dedos e com enorme competência.

"A Sad Man's Story"

“Jesus Freaks” retorna ao peso e com ele a pancadaria generalizada da bateria e com os riffs pesados de guitarra que logo irrompem em alguns solos poderosos, curtos e grossos. Um vocal desleixado e ameaçador aparece logo, lembrando um proto punk, um punk vanguardista bem interessante. Uma música diria subversiva e arrogante.

"Jesus Freaks"

“Wandering Around” traz uma curiosa introdução meio country, algo dançante e até solar, fugindo aos padrões do álbum e, mais uma vez o destaque fica para a bateria e a guitarra que, em uma simbiose plena, dá vida a música. 

"Wandering Around"

“1999” começa densa, arrastada, sombria, pesada, uma atmosfera tormentosa toma conta da música e faz dela algo ameaçadora, perigosa, um senhor hardão, um senhor petardo, o momento, o ápice de um álbum excelente está sintetizada nesta que é uma das melhores faixas do mesmo. 

"1999"

“Scared” segue com a sequência avassaladora da faixa anterior: pesada e poderosa! O desfile dos instrumentistas é o destaque da faixa. É como costumo dizer que é uma música de banda, ou seja, todos tem destaque em iguais condições, sem contar com o belo vocal que, mesmo melódico e limpo, se encaixa perfeitamente ao momento rude dos instrumentos.

"Scared"

Segue com “Nightmare” que traz um proto metal avassalador. Traz algumas típicas características da vertente que só ganharia o mundo no início dos anos 198º, tais como: velocidade, peso e um vocal mais rasgado e agudo. É a tal música avant garde, música de vanguarda.

"Nightmare"

E fecha com a faixa “The End” que traz a presença dos teclados na sua introdução. Uma pegada mais comercial, mais psicodélica, uma veia mais beat, mas que, gradativamente, vai ficando mais agressiva, mais pesada e assim vai alternando, entre o peso e a pegada mais psicodélica, um som cheio de alternâncias rítmicas.

Icecross - "The End"

Logo após o lançamento do álbum o Icecross ainda fez alguns shows permanecendo um ano na Dinamarca, com Ásgeir e Ómar deixando o barco em 1973 para formar a banda Ástarkveðja. O Icecross se mudou para os Estados Unidos em 1974 com Shady Owens e Axel Einarsson como membros permanentes, mas se separaram em 1975. 

Axel Einarsson fez seu único álbum solo em 1976 chamado “Called it Acting Like a Fool”. Mais tarde, ele se juntou a uma banda chamada Deildarbúngubræður. Lançaram dois álbuns: “Saga til næsta bæjar” e “Enn á jörðinni”. 

Por ser carpinteiro qualificado também trabalhou como tal durante sua estada nos Estados Unidos. Por muitos anos ele dirige um estúdio profissional chamado “Stöðin” que publica CDs e DVDs com música direcionada ao público infantil e morreu recentemente, em setembro de 2020.

Ásgeir Óskarsson é um dos bateristas mais respeitados da Islândia. Seu trabalho pode ser encontrado em mais de 300 álbuns. Gravou cerca de três álbuns solos.

Ómar Óskarsson tocou em várias bandas após o fim do Icecross. Ele mudou de vida e se juntou à uma banda na igreja que frequenta e dirige sua empresa que produz materiais para consertar tetos com vazamentos.

Uma pérola rara, obscura que vem ganhando vida, ressuscitando graças o advento das tecnologias da informação, sendo difundida e compartilhada pelos ávidos garimpeiros da boa música, pelos abnegados fãs de música que divulgam pela grande rede a música do Icecross que parece viver em uma atemporalidade, resistindo ao tempo, forte, cristalina e eterna.




A banda:

Axel Einarsson na guitarra e vocal

Omar Oskarsson no baixo e vocal

Asgeir Oskarsson na bateria na bateria e vocal


Faixas:

1 - Solution

2 - A Sad Man's Story

3 - Jesus Freaks

4 - Wandering Around

5 - 1999

6 - Scared

7 - Nightmare

8 - The End



Icecross - "Icecross" (1973)