quinta-feira, 11 de abril de 2024

Astaroth - Satanispiritus/Lady of the Moon (1975)

 

O cheiro do mofo nunca foi tão agradável! Esse tom de mistério, de empoeirado, de obscuro e quiçá, para meu deleite, oculto, é o que de mais delicioso pode proporcionar aos que, evidentemente, apreciam.

Quando ouvimos determinadas bandas e/ou músicas temos a nítida impressão de que é primitivo, cru, diria sujo, desafiador, indulgente e underground, sobretudo.

É por isso que esse blog, reles e humilde, existe! Para trazer à luz sonoridades totalmente marginalizadas pelo ostracismo, pela indústria fonográfica, inclusive pelos fãs de rock n’ roll.

E em uma de minhas incursões pela grande rede descobri uma banda que sequer lançou um álbum, nada oficial, apenas alguns singles que poderiam delinear o que não aconteceu, um “álbum cheio”. Falo da banda ASTAROTH.

Não negarei, caros e estimados leitores, que o nome me atraiu de imediato, afinal, nomes de demônios em bandas de rock são uma ode às audições de occult rock ou no mínimo um tempero a algo, digamos, pouco ortodoxo.

E de fato a sua sonoridade é típica de uma vertente esquecida e vilipendiada pelo rock n’ roll, tornando um gueto lá nos longínquos anos 1970, em seu início, mas não se enganem porque hoje, mais precisamente no início das décadas de 2000, o occult rock ganhou alguma visibilidade, dando a algumas bandas alguns prêmios do mainstream, como a sueca Ghost, por exemplo.

O que atualmente é sucesso, visível, graças a impulsos como as redes sociais, por exemplo, tudo era obscuro no passado distante, dando a bandas como o Astaroth, por exemplo, o título de desbravadoras do estilo.

Mas voltando ao passado o Astaroth surgiu na proeminente Detroit, Michigan, que testemunhou o nascimento de bandas agressivas e pesadas, como o MC5 e Stooges, tidas como os precursores do punk rock. Não me surpreenderia que o Astaroth, mesmo tendo lançado apenas um single com duas faixas, não tenha absorvido a aridez do som de um local igualmente tenso com as suas construções fabris.

Um som primitivo, um garage rock que corrobora a sua condição obscura, marginal, suja e perigosa que faz do som do Astaroth, sobretudo para a sua época, algo original e pouco palatável para os conservadores da indústria fonográfica e também de alguns pseudo fãs de rock.

E falando em tempo, há, para variar, uma dúvida quanto ao surgimento do Astaroth na cena rock. Há que diga que o lançamento de seu single, de nome “Satanispiritus/Lady of Moon”, teria sido em 1968 ou em 1975. Caso a primeira informação seja confirmada a importância dessa banda é gigantesca, levando em conta que são os primórdios do occult rock, juntamente com bandas do naipe de Coven, por exemplo.

As poucas fontes de informação espalhadas pela grande rede dão conta de que o lançamento desse trabalho, totalmente “artesanal”, se deu no fim dos anos 1960 e outros em meados da década de 1970, 1968 ou 1975, respectivamente. Então fiquemos com esses dois anos, porque são emblemáticos para a história da música pesada. 

Se considerarmos que o seu single foi lançado em 1968, pode-se dizer que é um dos pioneiros do occult rock e se foi concebido em 1975 certamente serviu de referência para o heavy metal. O fato é que esse single, mesmo raro e obscuro, ao ouvi-lo nos remetemos a esses fatos históricos da música pesada.

Ao ouvi-lo, se me permitem às “licenças poéticas”, me parece ser da transição dos anos 1960 para os anos 1970, pois é pouco polido no que tange a produção, tendo ainda “nuances” de psych rock, típico daqueles anos. Essa carga misteriosa definitivamente faz desse trabalho, convenhamos, algo singular.

“Satanispiritus/Lady of Moon” foi lançado originalmente pelo selo Adesta Records e relançado duas vezes pela Unseen Forces em 2011 e depois em 2015, com tiragem de 300 cópias, sem nenhuma atração, sem nenhum bônus o que reforça que a banda nada produziu depois desse single com as duas faixas já mencionadas, o que é triste para nós, pobres mortais sedentos por occult rock esquecido.

E falando do single e de suas apenas duas faixas, podemos dizer que entrega um rock pesado, um hard rock garageiro com elementos de hard rock e de um heavy metal antigo, de vanguarda, com texturas psicodélicas e de efeitos que dão um toque sombrio e temperamental. Aos que apreciam hard rock, occult rock e um heavy rock recomendo ouvir o quanto antes, sem pestanejar.

Então vamos às faixas, dissecando cada uma delas! A primeira, do lado A, é a “Satanispiritus” que começa turbulenta, pesada, agitada e, apesar do conceito lírico sobrenatural, a banda entrega uma música viva e alegre que parece se aproximar mais do proto punk do que o proto metal, pelo menos é a minha primeira impressão, mas traz as nuances típicas do hard rock e até o heavy rock. É rápida, barulhenta, com letras malignas e bem cativante, absurdamente alta para meados dos anos 1970 e principalmente para o fim dos anos 1960.

"Satanispiritus"

O lado B conta com a faixa “Lady of Moon” que é mais excêntrica e mais oculta ainda, o típico, mas indefectível som do occult rock! Uma balada tensa, que traz medo e apreensão, alo teatral na voz, os instrumentos dão toda a textura para essa atmosfera soturna e depois vai ficando mais agitada, mas cadenciando para o psych rock, algo como The Doors é percebido, mas nunca fugindo à sua proposta estranha e com doses cavalares de suspense.

"Lady of the Moon"

A título de curiosidade uma banda, formada recentemente, de Portland, chamada Disenchanter fez um cover “Satanispiritus” e está em uma compilação chamada “Doomed and Stoned in Portland Volume 2”, além de outra versão tocada por outra banda de nome Dead Sentries.

Disenchanter - "Satanispiritus"

Pode parecer incerto ou informações vazias que careçam de confirmação, mas confesso que gosto do mistério que cerca esse álbum, na realidade esse single, afinal para que sempre ter as respostas o tempo todo quando nós temos o que de melhor pode ser proporcionado: a música, a música de qualidade! Reza a lenda também de que a banda seria nova e que a gravação foi conduzida meticulosamente para parecer “vintage”. O fato é que gosto de pensar que Astaroth é uma banda sobre a qual nunca saberemos mais e que ficará da obscuridade.


A banda:

Não creditada

 

Faixas:

1 - Satanispiritus

2 - Lady of the Moon



"Satanispiritus/Lady of the Moon" (1975)