quarta-feira, 29 de abril de 2020

Black Widow - Demons of The Night Gather To See Black Widow (1970)



O pioneirismo do BLACK WIDOW transcende o occult rock. Os primeiros trabalhos dessa excelente banda inglesa fortalece a tese de que o Black Widow também tem a sua pedra fundamental calcada no rock progressivo. Uma banda que seguramente prestou grandes serviços graças ao seu rock teatral, ocultista, perigoso, uma música sedutora, com muito jazz rock, blues, hard. Enfim, era uma banda versátil, que não se prendia a estereótipos. 

O Black Widow foi formado em 1969 na cidade de Leicester, Na Inglaterra, após o fim da banda chamada Pesky Gee! E aqui vale uma curiosidade, no mínimo, inusitada: quando o Pesky Gee! A banda foi formada, em meados dos anos 1960 e tinha como base sonora o soul music e durante as suas apresentações, a banda foi tendendo para um estilo mais experimental, mais progressivo que, naquela época, ainda estava em formação, era embrionário.


Pesky Gee!

"Exclamation Mark" (1969)

Como Black Widow a banda lançou o que seria o seu disco mais conhecido e influente e que respeita as arestas de sua essência, o “Sacrifice”, de 1970. Nascido na época de bandas como Coven, Blue Oyster Cult e Black Sabbath, certamente é a mais injustiçada delas e também a mais diferenciada o que provavelmente tenha feito desta a menos conhecida entre as outras bandas que tem uma veia mais hard e heavy rock. 

Mas por serem oriundos da região de Leicester, eles acabaram sendo absorvidos pela cena mais pesada, sobretudo pelo teor de suas letras e postura teatral nos palcos que gerou muita polêmica e escândalo entre o público e opinião crítica, demasiadamente conservadora, da época. Mas incluo álbuns como “Sacrifice”, por exemplo, como um dos mais influentes do rock progressivo, com suas melodias intricadas, complexas, passagens rítmicas de rara beleza sonora. 

"Sacrifice" (1970)

O Black Widow era diferente dos demais, era progressivo, hard prog, mas com a temática típica das bandas de heavy rock. Vou falar de um registro ao vivo da banda raro, que fora resgatado nos confins da história mofada e antiga do rock pela Mystic Records e se chamou “Demons of The Night Gather To See Black Widow” de 1970. 

Esse show, de uma TV alemã, foi relançado em formato CD e DVD em 2008. O set list do show é baseado no disco “Sacrifice”, tocando todas as faixas do álbum com direito a efeitos visuais anestesiantes, psicodélicos e hipnóticos, bem como cenas de rituais de sacrifício, muita teatralidade. 

Demons of The Night Gather To See Black Widow (1970)

A banda na época era formada por: Kip Trevor nos vocais, Jim Gannon na guitarra, Zoot Taylor nos teclados, Bob Bond no baixo, Clive Jones na flauta e saxophone e Romeo Challenger na bateria. 

Black Widow

“In Ancient Days” começa com um teclado ameaçador, obscuro, fica mais pesado, cadenciado e depois com um sax nervoso com uma levada jazzística com uma dança do vocalista como se estivesse sendo possuído por uma música poderosa.

"In Ancient Days"

“Way to Power” é mais alegre, pulsante, mas que abre caminho para a clássica e horripilante “Come to The Sabbath”, um clássico absoluto e obscuro do occult rock com generosas pitadas de rock progressivo de vanguarda e jazz rock que evoca que clama para um peso de hard prog alucinante. 

"Way to Power"


"Come to the Sabbath"

“Conjuration” tem no sax o seu destaque bem como nos teclados. O protagonismo do jazz rock está nessa música, cadenciada, obscura, ameaçadora, poderosa. “Conjuration"  é a porta de entrada para a bela e inebriante balada “Seduction”, que te atrai com o vocal suave e o instrumental leve com uma pegada mais jazz, meio bossa nova com a parte teatral e a mulher sendo atraída por um ritual de sacrifício e algo de apoteótico. “Attack of the Demon” é uma porrada hard prog, raivoso, mas virtuoso, complexo, intricado, com riffs de guitarra agressivos com solos diretos, mas consistentes e que fecha com a não menos pesada “Sacrifice”, um belo exemplo de hard prog de qualidade, com alternâncias rítmicas excelentes e com muito peso, mostrando o frenesi e o quão a música é caótica.

Medley "Conjuration", "Seduction", "Attack of the Demon" e "Sacrifice"

Eu sempre me questionei o motivo pelo qual o Black Widow não ter recebido o devido crédito pelos grandes e valorosos serviços prestados ao rock progressivo, por exemplo. O rótulo pode ser fatal para algumas bandas, receber o famigerado "selo" de banda satânica e subversiva nos palcos pode ter sido uma tiro na culatra para o Black Widow, diante, sobretudo, de uma estrutura de sociedade extremamente conservadora e que demoniza, com o perdão da analogia, todas as formas, as manifestações artísticas.

Mas não podemos negligenciar a importância do Black Widow para o heavy metal e o black metal, por exemplo, não pelo aspecto sonoro, mas pelo apelo estético e conceitual de suas músicas. É inaceitável o quanto essa banda tenha sido tão influente, em várias vertentes do rock, sem receber os louros do seu árduo e persistente trabalho nos sombrios anos 1970. Essa apresentação corrobora, em sons e imagens, o quão esta banda foi importante para o rock nos seus aspectos sonoros, culturais e comportamentais. Que o seu nome seja perpetuado!




A banda:

Kip Trevor no Vocal
Clive Jones no Saxofone e Flauta
Jim Gannon na Guitarra
Zoot Taylor nos Teclados
Geoff Griffith no Baixo
Clive Box na Bateria

Participação de:

Astaroth a Dançarina


Faixas:

1 - In Ancient Days
2 - Way to Power
3 - Come to the Sabbat
4 - Conjuration
5 - Seduction
6 - Attack of the Demon
7 - Sacrifice



































4 comentários:

  1. Muito interessante a abordagem feita pelo Bruno. Trouxe várias singularidades que eu não conhecia e causou um interesse instantâneo em conhecer mais a fundo a banda. Fiquei mais interessado ainda em assistir esse show de 1970 gravado pela TV alemã.
    Forte abraço e parabéns pela análise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Raonny, obrigado por ler. É uma banda que não se prendia a rótulos de estilos, flertava com elementos do progressivo, do jazz rock, do occult rock. Certamente, independente ter sido uma banda obscura, pouco conhecida, foi influente sim! Uma grande banda!

      Excluir
    2. Pois é meu amigo, uma banda emocionante, vigorosa e tesuda. Fico excitado mentalmente quando estou ouvindo estas músicas, sempre muito visceral ouvir. É o tipo da banda que procuro escolher o momento para ouvir para não desgastar o som.

      Excluir
    3. Como diz o nome de uma música da banda: "Seduction". Um som que te seduz, hipnotiza, arrebata. Independente de estilos, rótulos, a banda tem que te arrebatar. E o Black Widow te proporciona isso. Valeu!

      Excluir